12 novembro, 2010

Por que palhaço e não humorista?

Se a eleição fosse hoje, Tiririca teria de acrescentar meu voto à sua estrondosa bagagem eleitoral. Ativista da causa animal - notadamente "cachorreira" - vibrei com a notícia de que o "palhaço" promete dar força à adoção dos bichinhos.
Melhor um analfabeto sensível que um letrado desalmado. Nem tão analfabeto assim, pois segundo a midia - muito a contragosto, imagino - Tiririca foi aprovado no teste do TRE.
O promotor do caso (paulista, claro!), empenhado em sua cassação, pede que o campeão de votos faça novo teste. Faria melhor o MPE se estendesse seu rigor "idiomático" a todos os candidatos.
Nesse Brasil de tantos tiriricas e São Paulo de tantos caipiras, será que só o Everardo merece ser investigado?
Ora bolas, conheci pessoas sem instrução formal que dão um baile de sabedoria nos intelectualoides pedantes. Entre elas, uma bem-sucedida empresária do setor de transportes turísticos. De inteligência notável e sinceridade idem, fazia questão de contar que era inteiramente analfabeta - e mostrava o dedo, pra deixar bem clara a assinatura digital.
Fazendo coro com o MPE, segue a imprensa. Por que taxar o deputado eleito de palhaço, se ele não trabalha em circo e nem o nariz característico exibe?
Tirica é um humorista - ou comediante - assim como Jô Soares, Chico Anísio, Heloísa Perissê, Ingrid Guimarães, Tom Cavalcanti e todos da categoria. Você viu algum deles ser chamado de palhaço pela mídia? Não, né? Nem eu.
Fosse da chapa de lá, Francisco Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca, já teria virado "nobre deputado". Como optou pela candidatura popular, chamam-no de palhaço.
Tanta insistência em dar conotação pejorativa ao humorista nordestino indica que o circo está montado e hoje tem marmelada, tem sim senhor!
Mas a palhaçada, desta vez, não é o Tiririca quem faz.

2 comentários:

  1. Galega Geysa:

    E nenhum promotor pede que o ex-candidato Serra mostre que é Bacharel em Economia.

    Fez um "arreglo" de DOIS ANOS na Cepal e dois "stricto sensu", mas não tem registro nos Conselhos dee Economia, nem estadual nem federal!

    Mas ele é do BEM, ou será do DEM?

    Abraço,

    GILBERTO

    ResponderExcluir
  2. Com tanto doutor em Brasilia sem fzer nada querem impedir um humorista (pramim tanto faz palhaço ou não) de ser eleito alegando que um ananlfabeto não iria fazer nada no congresso. O que fazem tanto s doutroes diplomdos que nunca apresentaram ou defenderam qualquer projeto? É só discriminação mesmo!!! Parabésn Tiririca e a ativista deste Blog. E viva o Tiririca!!!!

    ResponderExcluir