26 março, 2010

A realeza e a vida noturna de Sampa

Aproveito a mais recente visita de nossa rainha Sílvia da Suécia e o Rei Gustavo e transcrevo crônica publicada no jornal Realidade em abril de 2002:

Era rico e bonitão, presidente de um dos maiores grupos de minérios do País. Mas muito chato. Nem a Mercedes branca com motorista alinhadérrimo conseguia fazer dele uma companhia agradável. Levou-nos à discoteca da moda, Ta Matete, em São Paulo, para seu amigo matar saudades do Brasil, residia há tempos nos Estados Unidos.
No dia seguinte lá vem ele, querendo arrastar a gente pro mesmo lugar. Além de chato, sofria de falta de imaginação. Insistimos para que nos levasse ao Via Brazil (com z mesmo), casa da melhor música brasileira ao vivo. Poxa, música tecno, em inglês, seu amigo tá cansado de curtir lá nos States, dizíamos. O chato só sabia retrucar que "lá não era ambiente".
Ué, eu pensava, todas as vezes que fui, encontrei o Chiquinho Scarpa e sua troupe. O que será que esse cara viu de mal no lugar?
Conseguimos vencer a resistência do metido, mas ele se fechou em copas, fez cara feia, foi bem desagradável. Nem demos bola, tratamos de dançar à volta das mesas, o som tava o máximo! A certa altura, uma loura foi conversar com nosso anfitrião e, ao se ver livre, ele diz: "Não falei que aqui não é ambiente?"
"Não vi nada de mais nela. Só se você a conhece de algum local proibido. Aliás, as mulheres que estão aqui, pra mim, são todas distintas senhoras", respondi.
De repente, irrompem os seguranças no salão e começam a ajeitar mesas para um cliente. Devia ser algum figurão até mais importante que o Chiquinho, pra provocar tamanho rebuliço.
E como era! Ninguém menos que o rei Gustavo da Suécia com sua rainha Sílvia e comitiva. Sílvia é a brasileira, mas o rei levava mais jeito no samba.
Não preciso dizer com que cara ficou o chato ao meu lado. Deu até dó, mas não contive a observação: "Que esquisito, aqui não é ambiente pra nós, mas é para o rei Gustavo e a rainha Sílvia?"
Também não preciso dizer que o cara sumiu, nunca mais estacionou sua Mercedes em minha porta. Achei ótimo.

4 comentários:

  1. Prezada Geysa:

    Vi o seu comentário no TIJOLAÇO.COM do Brizola Neto.
    Gostei do comentário e acessei o seu blog.
    GOstei e me chamou a atenção a sua inteligência e simplicidade, dignas de uma Rainha!
    Ah! e também me causou espanto o seu conhecimento do livro LIBERDADE SEM MÊDO.

    ResponderExcluir
  2. Esse "espanto" é crítica ou elogio?
    Pois é, Gilberto, desde cedo fui defensora do "pedagógico-feliz". Viva o A. S.Neill!
    Vou tentar te encontrar no Brizola Neto.
    Obrigada pelas lindas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Pena o "democratico" blog do Brizola estar censurando os comentários dos contras.

    Bjs

    Fred Campos

    ResponderExcluir
  4. Fred:

    Saudade de você, garoto! Diga-me, se você pegar mais leve, o Brizola não o deixaria participar?
    Já andei até olhando o diretório do PDT de Criciúma, na tentativa de encontrar seu nome.

    ResponderExcluir