18 novembro, 2010

Lula e a foto que ninguém viu


Corina Edelvina Bento, ex-moradora de favela carioca e beneficiária do programa Minha casa, Minha vida, chora e balança as chaves, enquanto é beijada pelo presidente Lula.
Esta foto (feita por Felipe Dana, da AP, em 25 de outubro último) não foi publicada em nenhum dos grandes jornais brasileiros, embora tenha sido destaque no conservador Wall Street Journal, do país de Obama.
O Palpitando foi buscá-la no Cloaca News, que informa ter sido "expropriada" do Diário Gauche.


12 novembro, 2010

Por que palhaço e não humorista?

Se a eleição fosse hoje, Tiririca teria de acrescentar meu voto à sua estrondosa bagagem eleitoral. Ativista da causa animal - notadamente "cachorreira" - vibrei com a notícia de que o "palhaço" promete dar força à adoção dos bichinhos.
Melhor um analfabeto sensível que um letrado desalmado. Nem tão analfabeto assim, pois segundo a midia - muito a contragosto, imagino - Tiririca foi aprovado no teste do TRE.
O promotor do caso (paulista, claro!), empenhado em sua cassação, pede que o campeão de votos faça novo teste. Faria melhor o MPE se estendesse seu rigor "idiomático" a todos os candidatos.
Nesse Brasil de tantos tiriricas e São Paulo de tantos caipiras, será que só o Everardo merece ser investigado?
Ora bolas, conheci pessoas sem instrução formal que dão um baile de sabedoria nos intelectualoides pedantes. Entre elas, uma bem-sucedida empresária do setor de transportes turísticos. De inteligência notável e sinceridade idem, fazia questão de contar que era inteiramente analfabeta - e mostrava o dedo, pra deixar bem clara a assinatura digital.
Fazendo coro com o MPE, segue a imprensa. Por que taxar o deputado eleito de palhaço, se ele não trabalha em circo e nem o nariz característico exibe?
Tirica é um humorista - ou comediante - assim como Jô Soares, Chico Anísio, Heloísa Perissê, Ingrid Guimarães, Tom Cavalcanti e todos da categoria. Você viu algum deles ser chamado de palhaço pela mídia? Não, né? Nem eu.
Fosse da chapa de lá, Francisco Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca, já teria virado "nobre deputado". Como optou pela candidatura popular, chamam-no de palhaço.
Tanta insistência em dar conotação pejorativa ao humorista nordestino indica que o circo está montado e hoje tem marmelada, tem sim senhor!
Mas a palhaçada, desta vez, não é o Tiririca quem faz.

05 novembro, 2010

Dilma Rousseff, a 40a. presidente do Brasil

A peleja foi dura, o jogo rasteiro - calúnias, difamações, adulterações e simulações abundaram nesta campanha.
Mas nem a "bolinha tontífera", puro papel e surpreendentes 2 k, impediu que uma Lulu arrebatasse o cartão de acesso à rampa do Planalto em 1o de janeiro de 2011.
Parabéns, presidente!
Ah, desculpe, Presidenta.
É assim que prefere, assim será chamada.

*Mãe de Dilma diz que filha sempre se preocupou com os pobres

A esperança de um Brasil menos desigual aumenta ao ouvir a professora Dilma Jane contar que a preocupação maior da filha foi sempre com os mais pobres. O vídeo da entrevista à TV Brasil está no youtube.
Não à toa, a Presidenta ratificou, em seu discurso de vitória, o compromisso de erradicação da miséria.
Não posso deixar de registrar a classe, sabedoria (mineira, uai) e jovialidade de Dilma mãe, 86 anos. Mas o visual é de 70.
Mulheres fortes, as Rousseff.
Do jeito que a gente gosta e da forma como o Brasil precisa.

Foto do Cloaca News, blog-show de irreverência